21 de março de 2008

Acompanha-me nesta dança?

O Dubai cresce a um ritmo impressionante e ao nível da construção antingem-se cada vez patamares mais elevados. Conhecido por ter o hotel mais luxuoso do mundo (classificado com 7 estrelas) a quem, daqui a poucos meses, fará companhia o edifício mais alto do mundo , está também prevista a construção de um arranha céus com um gosto particular pela "dança". Deixo-vos um video que achei interessante!

Bem, chamam-lhe a era da "Dynamic Architecture" e será sem dúvida um passo de gigante! Se este projecto for realizado cada andar deste edifício será capaz de rodar, independentemente dos outros, 360º. Uma grande obra de arquitectura sem dúvida, mas, já vos falei também de aspectos dinâmicos relacionados com a engenharia e, sobretudo, fenómenos de ressonância! Ora, com o meu humilde nível de conhecimento, isto será mais do que um passo de gigante de arquitectura um passo gigantesco para a engenharia! Como quantificar fenómenos dinâmicos, como por exemplo o vento, em que o rumo não é certo e cuja área do edifício exposta a tal fenómeno varia conforme a rotação dos pisos??? E os efeitos de segunda ordem que poderão advir para a estrutura ??? Para mim, se tal acontecer, será sem dúvida uma das principais obras da humanidade!

5 comentários:

Toni disse...

É pah, parece-me mal! Ainda pensei em reservar já para comprar lá um apartamento, mas as condições não me parecem boas.
Isto porque se quiseres "rodar" a tua sala para ver o por do sol arriscas-te a que o teu vizinho (na posição oposta do edifício) queira fazer o mesmo, e estás sempre com o piso a rodar até um dos dois desistir!
Conclusão: Vais ganhar uma tontura do caraças!
Mais vale o clássico no Furadouro :)

Gaspar disse...

Oh Toni.. tu d computadores e lazer televisivo ate podes perceber da poda.. mas d engenharia civil ta queto :)
Os apartamentos rodam independente/, q é cm quem diz, cada 1 roda pra onde quer qd quer sem ter d s preocupar com quer q seja hehe.

Cumps

Toni disse...

Ó Gaspar, agora fiquei intrigado!!

O edificio tem que ter algo no meio que os suporte e algo sobre o qual girar - um eixo - certo?
Portanto, se há um apartamento de um lado, do outro lado - diametralmente oposto - é capaz de haver outro! A menos que sejas o Abramovich e compres o piso inteiro só para ti!! :D
Portanto, se à posições diametralmente opostas, se um quer ver o por do sol e o outro também, o edifício está sempre a rodar até que um desista da ideia! ;)
Certo??
Não te esqueças que a física é grande amiga dos engenheiros! :P

Lazer Televisivo???
hahahahahhaha

Toni disse...

Ahhh.... por sugestão de uma amiga:

"
ou então juntas-t c o teu vizinho e vêm os dois o pôr do sol. com sorte até é uma vizinhA ;P
"
:D

Gaspar disse...

Oh bamos la ver a situaçao:
1º escusas d usar termos bonitos q n ganhas pontos :p
2º estamos a falar do Dubai onde quem la vive, principalmente num edificio cm este sera, é pq tem pastel
3º logo parto do pressuposto q sera 1 andar por dono (tal cm ha ilhas por dono no dubai, das artificiais)

Pq s houver mais q 1 apartamento por andar, entao n pode rodar ao prazer dos ocupantes e talvez entao rode continuamente e ves o por do sol com intervalos :)