15 de março de 2008

Downloads serão a queda do Blu-Ray

Depois da recente batalha travada entre o HD-DVD (Toshiba) e o Blu-ray (Sony) em que o Blu-ray saiu vitorioso, este assumiu/assumirá o novo trono como sendo o novo formato standard dos conteúdos, mas discute-se agora a duração - ou se chegará mesmo a existir - deste reinado. Isto porque as comunicações estão a mudar.
No passado a informação foi distribuída sobre a forma de VHS. Depois com a emergência do DVD, actualizou-se esta forma de vender a informação (no formato vídeo maioritariamente) e adoptou-se o DVD como o standard.
Nestes últimos tempos uma grande guerra entre marcas (Sony, Phillips, Pioneer, Lg ... vs Toshiba e Nec pricipalmente) ocorreu na busca de tornar o seu produto como o formato standard para o futuro.
Depois de uns meses/anos nesta incessante luta, eis que a Toshiba atirou a toalha ao chão e anunciou que o seu formato HD-DVD ia ser descontinuado, para mal de todos os que apostaram nele - a Microsoft tem um leitor de HD-DVD na Xbox 360 e certamente terá de arranjar forma de colmatar isto, pois o formato morreu.

Agora que temos o novo sucessor para o DVD, eis que surgem algumas opiniões a dizer que o Blu-ray não terá a mesma década de reinado como teve o DVD. Não porque entretanto aparecerão outros formatos, mas porque os os consumidores preferirão o download dos conteúdos. E os próprios estúdios que suportam o Blu-ray têm consciência disto. Quem o diz é o vice precidente da Warner Bros:
"We can use HD discs to train consumers to move into digital, but it's a transition," said Warner Bros.' Dan Silverberg. "Downloaded content will come, but the consumer will get quicker tutorial into video-on-demand, etc., by owning a Blu-ray player or HD DVD."

E de facto, temos de concordar que o futuro nos trará boas perspectivas nesse sentido. Com a escalada das velocidades de internet, está à vista que a informação digital e os downloads na hora (ver filmes por streaming) são o futuro.
Recentemente a Apple também mostrou que está a apostar muito forte com a Apple TV (com a última actualização) neste tipo de conteúdos Video on Demand.
A título de exemplo, e para dar um "feeling" da largura de banda necessária, uma série de 44 minutos, com uma resolução de 640 x 360 (sem ser alta definição) com um tamanho de aproximadamente 500MB requer apenas 193KBps (1,5Mbps) para ver em tempo real. E quem é que nos dias que correm não tem 1,5MBps de ligação à internet?
Claro que estes valores podem ser bastante melhorados com a introdução de novas formas de encoding dos filmes (H.264), etc, o que só demonstra que este tipo de forma de distribuir conteúdos tem tudo para singrar.



PS:
Peço imensa desculpa pelo longo período de ausência, mas andava em época de exames e mais apertado de tempo. Agora estou de volta à normalidade :)

3 comentários:

Anônimo disse...

bonitas fotos,saludos...

Gaspar disse...

Mto bom post :)

É certo q caminhamos no sentido do live-streaming, mas acho q continua compativel o sucessor do DVD com o streaming, pois ha mta gente que continua a preferir ver confortavelmente o seu filme/serie/concerto confortavel/ no seu sofa na televisao plasma da sala :) ou seja tanto para armazenamento 'pirata' ou cm formato standart de venda d conteudos, o blue-ray(s for o caso) tem pernas para singrar e ficar. Isto na minha opiniao.

Cumps

ArmPauloFerreira disse...

É interessante reparar que mais gente tem constatado a evolução obvia do futuro dos conteúdos.
Por coincidência também havia já feito dois artigos que abordam esta tendência... e também acabei a abordar o AppleTV.
Bom artigo.

http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/01/hd-guerra-de-formatos-fisicos-mas-sem.html

e

http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/01/hd-os-formatos-nao-fisicos-serao.html