27 de fevereiro de 2008

Browser

No que toca à segurança no computador todos devemos ter o máximo cuidado. Não só porque é a "saúde" do nosso computador está em risco, mas também porque também queremos manter só para nós a informação que temos no nosso computador e não correr o risco que outros se apoderem dela.


Por isso usamos anti-virus, anti-spyware, firewall, etc.
Mas quando navegamos na internet (que é a grande fonte de todos os problemas) qual é a primeira "janela" por onde o intruso tem que entrar? - O browser!
O browser é simplesmente o programa que usamos para aceder à internet! Navegar com um bom browser é fundamental para a nossa segurança quando navegamos pela internet. Isto porque bloqueia automaticamente conteúdo potencialmente perigoso de ser carregado nas páginas que abrimos, protegendo-nos.

Muitos de nós, os que estão pouco familiarizados com a informática, pensam que a única forma de aceder à internet é pelo Internet Explorer - já vem com o windows, quase toda a gente fala nele, etc. Nada de mais errado!
O Windows Internet Explorer é o browser da Microsoft e faz parte do Microsoft Windows. É, portanto, um produto pago.
Mas e para quem não quer usar o windows? Tem que haver alternativas a quem não esteja disposto a usar o sistema operativo da Microsoft! Obviamente que há alternativas grátis e desenvolvidas pela comunidade para fazer face a este produto...

No que toca a browsers existem 4 nomes de peso! O IE (por ser o standard) , o Mozilla Firefox, o Safari (usado normalmente nos Apple) e o Opera - listados por ordem de popularidade.
Se procurarmos um pouco pela net vemos também que o IE apesar de ser o mais usado não é, nem de longe, o melhor! Existem inúmeras vulnerabilidades não corrigidas e bugs que podem ajudar algum mal intencionado a ganhar controlo do nosso computador.

A título pessoal uso o Firefox - browser que recomendo vivamente e que penso ser o melhor browser actualmente. Não só pela segurança que oferece como pelas funcionalidades extra que lhe podemos adicionar (motivo que dará assunto para novo post muito em breve).

Estes dias saiu também a notícia de que o Mozilla Firefox atingiu os 500 Milhões de downloads, número de facto histórico para um browser!

Nenhum comentário: