29 de fevereiro de 2008

Estruturas Metálicas

Como estudante de Engenharia Civil a minha aprendizagem na área de estruturas de betão armado foi contínua ao longo do curso porém, lamento que relativamente a estruturas metálicas esta aprendizagem se limite a uma disciplina no último ano do curso. A verdade é que a maior parte das estruturas comuns são em betão armado, mas as estruturas metálicas podem em certos casos apresentar algumas vantagens. Por exemplo, a ultilização de perfís metálicos permite uma redução de peso da peça garantindo simultaneamente uma grande inércia de flexão e este tipo de soluções são por vezes inteligentemente adoptadas. Apresento de seguida algumas das vantagens que penso existirem neste tipo de estruturas:
  • Menor tempo de execução
  • Maior facilidade de montagem e desmontagem
  • Maior facilidade de vencer grandes vãos
  • Maior facilidade de reforço
  • Redução da carga nas fundações pois são mais leves do que as estruturas de betão
  • Menores dimensões das peças

O tempo de execução destas estruturas pode ser de facto a principal vantagem. Sendo as peças feitas em regime de fabricação industrial, a equipa de trabalho em obra recebe-as já nos tamanhos definidos, com as extremidades preparadas para soldagem ou aparafusamento durante a montagem o que conduz a um ganho de tempo face a uma estrutura de betão onde por vezes é necessário aguardar vários dias para que o betão ganhe a presa suficiente para se poder continuar a obra.
Uma das principais desvantagens da utilização destas estruturas é a possível corrosão do aço. Porém, o aço apresenta boa resistência à corrosão atmosférica desde que determinados cuidados sejam tomados. Para melhorar esta característica do aço pode proteger-se a estrutura com pintura e/ou galvanização e pode ainda trabalhar-se com aços de alta resistência à corrosào atmosférica, que são capazes de durar quatro vezes mais que os aços comuns.

Nenhum comentário: