19 de fevereiro de 2008

Ter o email aqui tão perto

Hoje enquanto lia uma das minhas fontes de informação diária, deparei-me com uma frase no mínimo curiosa:

"Several global firms in Zurich don't allow their bankers to check email more than twice per day. The reason is simple: the more they check email, the more compelled they feel to send email."

E é sobre isto que vos queria falar hoje. O email!
A grande maioria das pessoas utiliza o email através da sua interfaçe Web, ou seja, precisam de ir ao site para verem se têm emails novos e para o utilizarem. Este modo como todos aprendemos a trabalhar com o email está longe de ser o mais prático. Isto porque se estivermos à espera de algum mail importante vamos passar a tarde toda a ir de 20 em 20 minutos ao site a ver se o dito chegou! Por isso, e também pelo incómodo que é abrir o browser, ir ao site do email, colocar o login/password e ainda esperar que a página carregue surgiram algumas aplicações - Clientes de Email - para nos facilitar a vida.
Um cliente de email é um programa que nos permite todas as opções que teríamos dentro do site no nosso email, mas dentro de um programa.
Dentro dos existentes existem dois que se destacam pela qualidade. O Mozilla Thunderbird (open source e grátis) e o Microsoft Office Outlook - que vem com o Microsoft Office.
As vantagens de utilizar este tipo de sistema são muitas. Passamos, por exemplo, a ter acesso a todas as nossas contas de email de forma imediata, além de sermos notificados em tempo (quase) real quando recebemos um email. Ou seja, não precisamos de estar constantemente a ir ao site ver se temos emails novos! Quando chegarem... o programa avisa-nos em primeira mão!
Outra das vantagens que não dispenso e que estes programas nos apresentam é o de guardar localmente os nossos emails. A título de exemplo se formos de viagem e não tivermos Internet mas precisarmos de ler/ver um email que temos na nossa caixa postal podemos ver porque ele continua lá disponível.

E agora, como configurar isto?
Tomando por base uma conta do Gmail (o hotmail por defeito - sem truques - não suporta isto) o que temos que fazer é:

- Ir às Settings da nossa conta
- Ir ao sub-menu "Forwarding and POP/IMAP"
E aqui surgem duas definições novas - POP e IMAP. O que são e qual a diferença entre dos dois?
De um modo simplista são duas formas possíveis de puxar o email do site para o nosso computador.

O POP (Post Office Protocol) funciona da seguinte forma:
Quando recebemos um email o nosso programa não o descarrega para o nosso computador enquanto não dermos indicação para tal. Ou seja, enquanto não clicarmos em "Enviar/Receber emails" não nos aparecem emails novos. Claro que podemos configurar o programa para fazer isso automaticamente de X em X minutos, mas...
Além disso o POP só funciona num sentido. Recebemos os emails e se os apagarmos (por exemplo) localmente eles vão continuar na nossa caixa de email, embora tenham sido removidos do disco.

O IMAP (Internet Message Access Protocol ) já permite esta bidireccionalidade. Tudo o que apagarmos no programa será apagado também na nossa caixa postal. Além disso quando recebemos um email (e se tivermos o programa aberto obviamente) recebemos imediatamente um aviso a dizer que recebemos um email, e de quem é o email. Dá ainda para sincronizar todas as pastas que temos dentro da nossa pasta de email, o que é óptimo para separarmos os nossos mails recebidos por categoria - e já os vamos receber organizados no nosso computador.
E agora a pergunta mais óbvia?
-Então se o IMAP é tão melhor que o POP e permite muitas mais funcionalidades, porque é que há o POP?
A resposta é simples:
O POP é algo gratuito e muito simples de arranjar em qualquer servidor de email enquanto o IMAP não. Geralmente para ter IMAP era preciso ter conta num servidor privado com assinatura. Era portanto um serviço pago, enquanto o POP era gratuito, comum de encontrar na maioria dos servidores grátis de emails e que desenrascava.
À uns meses atrás o Google começou a disponibilizar também IMAP para as suas contas o que veio revolucionar a forma como o email chega a nós (de forma gratuita claro).

Sabendo então a diferença entre POP e IMAP continuamos na configuração:


- Fazer enable ao IMAP (e desactivar o POP se estiver activado)
- Guardar

Depois disto, é só seguir as instruções que estão no site para configurar a nossa conta do gmail com o programa que queremos e temos o nosso o(s) nosso(s) email(s) totalmente controlados a partir do nosso computador.

Claro que para tirarmos o máximo das potencialidades no nosso email temos que ter o programa (neste caso o Thunderbird) sempre aberto! Para isso, e para não estarmos sempre a vê-lo na barra das tarefas, nada como escondê-lo num ícone junto ao relógio!
É isto que este addon faz! Quando minimizamos o thunderbird ele esconde-se junto ao relógio e não nos ocupa espaço na barra de tarefas!

É só guardar o ficheiro, ir ao Thunderbird a "Tools" -> Add-ons e fazer install. Damos a localização onde guardamos o ficheiro e apartir daí temos o thunderbird sempre minimizado para não nos roubar espaço!

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